A parvovirose canina é uma doença infecciosa grave que afecta essencialmente os cães jovens e não protegidos.
A doença é provocada por um vírus da família parvoviridae: um vírus de pequenas dimensões mas que é altamente contagioso e muito resistente no meio ambiente (pode sobreviver cerca de 6 meses).
Este vírus afecta gravemente o sistema imunitário e gastrointestinal dos cães, provocando vómitos e diarreias intensas, e frequentemente com sangue. A perda de líquidos e nutrientes conduz a estados de desidratação e prostração grave, que poderão ser fatais se não forem rapidamente corrigidos.
O vírus dissemina-se facilmente e é transmitido através de secreções corporais, sobretudo através das fezes dos animais doentes.
A infecção entre animais pode por isso ocorrer de forma direta, de cão para cão, ou indiretamente por via fecal-oral.
Dado tratar-se de uma doença altamente contagiosa, os animais doentes deverão ser isolados para tratamento médico.
O tratamento é prolongado, exige internamento para monitorização contínua, e consiste no controlo dos sintomas, na recuperação de um bom estado de hidratação e nutrição e antibioterapia a fim de evitar infecções secundárias e doença sistémica.
A melhor forma de evitar a doença é através da vacinação dos animais susceptíveis.
A vacina contra a parvovirose é segura e eficaz, e faz parte do plano vacinal dos cães. Geralmente a vacinação é iniciada entre a 6ª e a 8ª semana de idade, e após a primeira vacinação, serão necessários reforços (entre a 10 e a 12ª semana de idade e uma última até às 16 semanas) para garantir uma proteção adequada contra os agentes infecciosos.
Mantenha o seu animal saudável e feliz, protegendo-o de doenças evitáveis!